Comunicados

- 07/02/20

Concessões na guerra comercial  entre China e Estados Unidos

A China informou no final da semana passada, que vai reduzir pela metade suas sobretaxas alfandegárias aplicadas desde 01 de setembro do ano passado a 1.717 produtos dos Estados Unidos, após a assinatura de um acordo comercial preliminar que garantiu uma trégua na guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

O Ministério das Finanças Chinês afirmou que, a partir de 14 de fevereiro, as sobretaxas de 10% e 5% aplicadas sobre produtos que incluem frutos do mar, aves, soja, certos tipos de aeronave, bem como lâmpadas de tungstênio usadas em pesquisas médicas, cairão pela metade. Em outro comunicado, o Ministério disse que as reduções das tarifas correspondem àquelas anunciadas pelos EUA sobre os produtos chineses, que também estão programadas para 14 de fevereiro.

Pequim também anunciou o cancelamento das sobretaxas aplicadas a certos produtos médicos americanos, como desinfetantes e roupas de proteção importados para melhor conter a pneumonia viral, visto por analistas como uma ação de Pequim para ampliar a confiança em meio ao surto de vírus que afetou as empresas e o sentimento do investidor (corona vírus).

Com essas atitudes, o governo chinês externou novos avanços nas negociações com Washington que  podem levar à eliminação total das taxas adicionais.