Comunicados
- 17/09/19Acordo automotivo entre Brasil e Paraguai
Como o setor automotivo é a única exceção das regras de livre-comércio do Mercosul, Brasil e Paraguai retomaram negociações acerca de um acordo bilateral automotivo com intenção de criar novos marcos de integração produtiva.
Sob a ótica dos paraguaios, o acordo impulsionaria a exportação de autopeças a serem montadas no mercado brasileiro, na medida em que garantiria isenção tarifária de 16% quando da entrada em território brasileiro. Ao passo que, para o Brasil, o acordo facilitaria a entrada/exportação de carros fabricados no Brasil no mercado paraguaio.
Além disso, a intenção do Brasil é que esse acordo resulte na proibição de importação de carros usados, visto que constituem expressiva parcela da frota paraguaia. Ainda para garantir a competividade no mercado do país fronteiriço dos carros fabricados em solo brasileiro, o atual governo pressiona para que o Paraguai adote tarifas mais altas de importação de automóveis.
O Brasil pleiteia, também, a adoção de regras de origem mais rígidas pelo governo paraguaio sobre autopeças provenientes de terceiros que recebem poucos componentes paraguaios e são beneficiadas pelo regime especial de redução tarifária.