Papo Trabalhista
- 21/05/21Queda da demanda de trabalhadores em regime de tempo parcial
Na série Papo Trabalhista deste mês, já falamos sobre o que é o trabalho em regime de tempo parcial os principais pontos de atenção na contratação do empregado em regime de tempo parcial, além das principais tendências legislativas e da jurisprudência envolvendo o assunto.
Nesta última semana, trouxemos alguns dados sobre a queda da demanda de trabalhadores em regime de tempo parcial. Mostramos também quais foram os setores da economia que mais demitiram trabalhadores nessa modalidade de trabalho em 2020.
- QUEDA DA DEMANDA DE TRABALHADORES EM REGIME DE TEMPO PARCIAL
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (“CAGED”), em 2018, foi registrado um saldo positivo de 21.374 empregos gerados em regime de tempo parcial. Já em 2019, o saldo de contratações nessa modalidade também foi positivo em 20.360.
Por outro lado, em 2020, foram registradas 163.060 admissões em regime de tempo parcial contra 176.203 desligamentos, o que gerou um saldo negativo de 13.143 empregos.
SALDO DE CONTRATAÇÕES DE EMPREGADOS EM REGIME DE TEMPO PARCIAL EM 2020
- PRINCIPAIS SETORES DA ECONOMIA QUE DEMITIRAM EMPREGADOS EM REGIME DE TEMPO PARCIAL
De acordo com o CAGED, o setor de serviços foi o que mais demitiu trabalhadores em regime de tempo parcial, totalizando 9.519 postos de trabalho perdidos. Já o setor do comércio vem em segundo lugar, com 2.287 demissões.
PRINCIPAIS SETORES QUE DEMITIRAM EMPREGADOS EM REGIME DE TEMPO PARCIAL EM 2020
ACHOU O ASSUNTO INTERESSANTE?
Consulte também outros posts da série Papo Trabalhista sobre o tema trabalho em regime de tempo parcial já publicados pelo Sperling Advogados:
- O que é o trabalho em regime de tempo parcial
- Principais pontos de atenção na contratação do empregado em regime de tempo parcial
- Principais tendências legislativas e da jurisprudência sobre o trabalho em regime de tempo parcial
Este post não tem a finalidade de um aconselhamento legal sobre os assuntos aqui tratados e, portanto, não deve ser interpretado como tal.