Papo Trabalhista
- 06/09/22O que é adicional de insalubridade?
No mês de setembro, o Papo Trabalhista vai falar sobre adicional de insalubridade.
No primeiro post sobre o tema, falamos sobre o que é adicional de insalubridade. Para introduzir o assunto, também explicamos o que são atividades insalubres.
- O que são atividades insalubres?
Atividades insalubres são aquelas que por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham o empregado a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza, da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos, nos termos do que estabelece o art. 189 da Consolidação das Leis do Trabalho (“CLT”).
Os agentes nocivos à saúde podem ser químicos, físicos ou biológicos. São exemplos de agentes insalubres aqueles em que o empregado esteja exposto a ruídos excessivos, produtos químicos, eletricidade, material inflamável, entre outros.
Os agentes considerados nocivos à saúde, bem como os limites de tolerância, estão previstos na Norma Regulamentadora nº 15 (“NR-15”) do Ministério do Trabalho e Previdência.
- O que é adicional de insalubridade
O adicional de insalubridade é um direito garantido ao empregado que trabalhe em condições insalubres, nos termos do que estabelece o art. 192 da CLT.
O adicional de insalubridade deve ser pago mensalmente ao empregado, juntamente com o seu salário, devendo o percentual do adicional ser calculado sobre o salário-mínimo regional, a depender da classificação do grau de risco da insalubridade, conforme exemplificado no quadro abaixo:
O grau de risco de cada agente insalubre é definido na NR-15 e seus anexos.
Este post não tem finalidade de um aconselhamento legal sobre os assuntos aqui tratados e, portanto, não deve ser interpretado como tal.
ACHOU INTERESSANTE?
Consulte também outros posts da série Papo Trabalhista sobre o tema adicional de insalubridade já publicados pelo Sperling Advogados: